Código: | EDB10042 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LLP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
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Corpo docente: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
Português
Nesta unidade curricular pretende-se, por um lado, contribuir para o desenvolvimento de competências transversais de uso da língua portuguesa e, por outro lado, aprofundar os conhecimentos científicos dos alunos no domínio da análise linguística nos planos fonológico, morfológico, lexical, semântico e sintático.
Pretende-se, assim, que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
- analisar e compreender fenómenos linguísticos diversificados;
- reconhecer e explicitar as características fonéticas, fonológicas, morfológicas, semânticas e sintáticas do português;
- apropriar-se de instrumentos de análise linguística e da metalinguagem específica destes domínios.
1. Linguagem, língua e gramática
1.1. Áreas da gramática
1.2. Conhecimento linguístico implícito e explícito
1.3. Norma e variação
2. Fonética e Fonologia
2.1. Sons do português
2.2. Aspetos prosódicos
2.3. Estrutura da sílaba
2.4. Acento fonológico
3. Morfologia
3.1. Constituintes da palavra
3.2. Processos morfológicos
3.2.1 Flexão (nominal, adjetival, verbal)
3.2.2. Derivação, Composição
3.2.3 Processos de inovação lexical
4. Léxico
4.1. Relações semânticas no léxico
4.2. Critérios para a identificação de classes de palavras
5. Sintaxe e Semântica
5.1. Constituintes da frase
5.2. Categorias sintagmáticas e funções sintáticas
5.3. Frases simples e frases complexas
5.4. Conhecimento sintático-semântico e escrita: a pontuação
Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos alunos o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos de descrição linguística, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de complexidade crescente.
As sessões teórico-práticas podem assumir diferentes modalidades: - a exposição dialogada dos conteúdos; - a realização de atividades de análise de pequenos corpora; - a realização de exercícios de treino; - a leitura de bibliografia com vista à discussão e resolução de problemas, na lógica da aprendizagem baseada em problemas. As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os alunos nas suas dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.
Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detetadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
A componente teórica visará sobretudo a descrição dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência Linguística.
O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos em exercícios práticos.
A avaliação é contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa, individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos: Trabalho em grupo sobre um tema de gramática (apresentação oral) - 40% Dois minitestes escritos - 60%
Não se aplica (Contexto COVID 19)
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